terça-feira, 4 de dezembro de 2007

O dia em que fiz 30 anos...

Antes de mais admito. Não escrevi este texto hoje. Não seria capaz e sinceramente nem teria vontade. Quero viver o dia pelo prisma da alegria e pensar raramente ajuda...

Adoro fazer anos. Desde que me lembro é o meu dia preferido entre todos os outros dias do ano. O dia 4 de Dezembro . O meu dia. O dia que não me canso de gritar ao mundo.
Este ano não é excepção. Continuo a vivê-lo como uma criança. Ansiosa pelas surpresas, curiosa pelas demonstrações de afecto, nervosa com os preparativos, feliz pela atenção. A única diferença? Faço trinta e já não posso mais fugir à evidência. Diz-se por aí que passo a ser oficialmente adulta.

É um dia como os outros é certo. Uma data marcada no calendário. Mas a vida é mesmo assim, feita de datas, de momentos, de rituais de passagem. E é duro lidar com este em particular. Porquê? Porque custa crescer. Custa ter trinta. Custa imaginar-me assim porque simplesmente nao me vejo assim. Ontem chorei como se não houvesse hoje. Como se o passar de década me desprovesse do que sou. Como se me impedisse de ser o sempre sonhei. Esse é aliás o problema. A vida aos 30 tem apenas algumas semelhanças com a que idealizei aos 15. E não que isso seja mau, mas simplesmente é diferente.

Vou ter muitas saudades dos vintes. Tal como sinto saudades da infância e da adolescência. A parte boa? Se bem me conheço também vou sentir saudades dos trintas, dos quarentas e por aí adiante... Afinal, eu até já sinto saudades de hoje...

8 comentários:

miss poppy disse...

Eu ainda não cheguei lá mas, como tu, adoro fazer anos. Adoro e pronto.

miss poppy disse...

ah! e, já agora, parabéns!

Susana Lé disse...

Parabénssss!!!!!!
E bem-vinda aos trinta!!!
É uma idade bonita sim senhora ;)))

inesinho disse...

Tânia, Tânia, a idade do BI é um pormenor, e tu és a prova viva que a idade do BI pouco ou nada tem a ver com a nossa energia vitaminada! (e tu tens de sobra!)

Ainda não te dou os parabéns, ficam os não-parabéns, porque aprendi nestes anos todos que só se pode gritar "parabéns" às 23 horas, A Hora do grande dia 4 de Dezembro de 1977. 77 essa bela colheita :)

Rita disse...

parabéns miss cara de foto : ) a idade ja pesa ;0 )

beijossss

Anónimo disse...

Tão lindo o teu texto, é a primeira vez que escrevo no teu blog :) mas sempre espreito! Parabéns porque isso é que é chegar aos 30: de forma linda e maravilhosa, com cara de foto, a condizer com tudo e com todos... e tudo aquilo que sentiste ontem (salvo seja, porque não sei quando escreveste isto) é uma bela forma de despedir os 20 e receber maravilhosamente os 30. Bem-vinda! vais ver que não vais querer outra coisa :)
Beijos
Hanna

Mónica disse...

Parabéns!!! Se foi assim com os 30 fico curiosa para saber como vai ser com os 40 ;)

Remember, it's all in your head!

Bjs, Mónica

Unknown disse...

Parabéns atrasados!!
O melhor que se pode dizer nestas alturas é que não parece nada que já tens essa idade!!